quarta-feira, 29 de julho de 2015

APRESENTAÇÃO DO CANAL NO YOUTUBE



Todos os anos, eu ouço a seguinte frase: "você já escreveu um livro, professor?" Minha resposta sempre foi negativa. Começamos o ensino médio vendo uma disciplina que inicialmente todos os alunos dizem: "Nossa! Que viagem!"
Isso sempre pra mim foi um grande elogio. À medida que os dias vão passando, os alunos percebem que eu tomei a "pílula" vermelha.

Ressignificar o ensino-aprendizagem de literatura é dar sentido ao que se estuda em sala. Não quero que, em um mundo tão vasto de informações, personagens e histórias simplesmente sejam esquecidas no estande.
Pra mim, literatura é a arte da palavra. Sendo assim, a primeira delas. A pictografia, a escrita cuneiforme, e tantas outras expressões são formas de escrita. São formas de ver o mundo deixadas para que com o passar tempo, aprendêssemos com o passado a interpretar o presente e escrever o futuro.
De que adianta estudar uma matéria no ensino médio, fase onde os adolescentes estão em crise de identidade, se não mostrarmos que a literatura tem algumas respostas para essas crises?
De que adianta estudar literatura, se não for pra incomodar? Fazer pensar? Fazer chorar?  Para mim, é a oportunidade de construir um público leitor que valorize não só a leitura de obras contemporâneas, mas que antes de tudo, busque lá nos conteúdos de sala de aula, uma forma de compreender ainda melhor o que se está lendo.
Quem assistiu ao vídeo de apresentação do canal sabe que sofri uma lesão no tendão de Aquiles (porque lesão de professor de literatura chamado Eurípedes não pode ser qualquer uma, precisa ter referência literária ÉPICA!) e, dessa forma, fui obrigado a "me afastar" de sala. O que não significa que meus alunos, amigos e/ou colegas de trabalho ficarão livres de mim, para o "desespero" de uns, e óbvio, a alegria de outros.

Mas, afinal, o que esperar desse blog ou do canal?

Cada episódio terá a abordagem de um tema que é trabalhado como conteúdo específico de uma das  três séries do ensino médio. Na maioria das vezes, serão "viagens"/reflexões que surgiram em algum momento das minhas aulas, seriados, filmes e devaneios, mas, claro, sempre buscando a fundamentação e as referências bibliográficas, que você poderá identificar nesse espaço do blog. Também, ao final de cada mês, um vídeo voltado para a análise de obras do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília - PAS/UNB, e quando possível, dicas do ENEM, será postado. Então se você tem algum interesse na análise dessas obras, tem mais um motivo para acompanhar 

                              





E qual a vantagem dessas reflexões?

É simples! A partir desses vídeos, você poderá perceber como a LITERATURA não é algo distante do nosso MUNDO e perceberá, a partir das interpretações, inferências e análises de obras que, muito do que achamos genial na contemporaneidade, na verdade, é a retomada de algum clássico da literatura. Afinal, para que criar o “novo”, se repaginar o “antigo” dá muito mais segurança, não é mesmo? Nas palavras de Lavoisier: “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Literatura e Mundo é, enfim, uma ferramenta que ultrapassa as paredes da sala de aula levando até você, que gosta e está disposto a melhorar sua percepção crítica de mundo, mais uma oportunidade de reflexão sobre aquilo que molda nosso inconsciente coletivo e, consequentemente, nos molda.
Se ainda não viu o vídeo de apresentação do canal, assista agora mesmo e entenda um pouco mais da proposta. Fique à vontade para dar sua opinião e expressar suas críticas, afinal, esse canal foi feito para você e é dessa forma que vamos construí-lo e aperfeiçoá-lo.




Um grande abraço e não se esqueça que domingo é dia de vídeo novo!

PS: Siga o coelho branco na foto de fundo e entenderá a bibliografia básica desse canal.
 E veja o que vem por aí!!!



" Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe" Pirola.

Autoria, produção e formatação: Eurípedes Braga

Revisão e sistematização: Mariana Moura

Quer saber mais sobre o projeto, estrutura, logística e demais informações?






https://www.youtube.com/channel/UCQgKSR8z-Cv-wHxEYq8ni8Q


sábado, 25 de julho de 2015

Projeto Língua Portuguesa Viva - CED 414 de Samambaia





Projeto Interdisciplinar pedagógico desenvolvido no Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia


Lecionar na rede pública de ensino do nosso país, nem sempre se mostra a experiência mais convidativa para a maioria dos profissionais da área da educação, que, em sua grande maioria, só buscam estabilidade financeira e profissional. No entanto, há ainda quem seja apaixonado pela docência e, independente de recursos disponibilizados ou não pelo governo, sentem-se encorajados a desenvolver estratégias que façam do ensino uma experiência válida e atraente. Uma experiência VIVA. Motivados por essa energia que acredita na vivacidade da educação, desenvolvemos o Projeto Língua Portuguesa Viva, cujas diretrizes principais se fundamentam em ações educativas baseadas nos princípios da ética, convivência democrática, inclusão social, respeito aos direitos humanos e às diferenças. Em outras palavras, queríamos proporcionar aos estudantes de escolas públicas de ensino médio, em especial o C.E.M 414 de Samambaia, a experiência de um ensino de Língua Portuguesa mais ativo e materializado.

Nesse projeto, os alunos tiveram a oportunidade de sair a campo e poder vivenciar o que a Língua Portuguesa é capaz de proporcionar a cada um deles. A começar pela visitação aos lugares mais diretamente ligados ao ensino de sala de aula: o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo e a Pinacoteca. Por último, foi proporcionado a esses alunos um city tour, no qual se incluía um dia na praia de Santos. Não se esquecendo que, além da própria Língua Portuguesa, o projeto possui como eixos norteadores a ética, a convivência democrática e os direitos humanos, que foram executados com muito sucesso em todos esses momentos previstos por nossa organização. Falar de projetos como esse, demonstrando as suas potencialidades e as suas possibilidades é mais que necessário em um contexto como o presente, em que, muitas vezes, a educação no Brasil é desacreditada. Aos docentes, é necessário a confiança nas suas capacidades de se fazer um bom trabalho. Um trabalho que, acima de tudo, envolva mais que livros e materiais inanimados. Um trabalho que envolva sujeitos vivos, como nossa língua é viva.

Portanto, o projeto Língua Portuguesa Viva do Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia agradece a todos os participantes, convidados e demais envolvidos nesse projeto de minha própria autoria, sistematização e concretização. Mas não poderia deixar de mencionar o apoio, dedicação, acompanhamento da direção, supervisão, coordenação e demais professores de áreas afins e, além de tudo, com a participação no processo de construção e discussão respectivamente listados abaixo:

Direção Pedagógica: Diretora Remisia Ferraz Tavares de Aguiar
Supervisor Pedagógico: Max Wendel Pereira de Souza
Coordenadora Pedagógica: Celiana Mota Rodrigues Soares
Professora de Língua Portuguesa: Claudia da Silva Costa
Professor de Física: Francisco Batista do Nascimento Neto.
Professor de Artes: Luís Antônio Lopes do Nascimento
Professor de Língua Portuguesa: Hudson Brito Silva
Professora de Língua Portuguesa: Maria Rutilene dos Anjos Clementino
Professora de Língua Portuguesa: Rafaela Neves Rocha

Autoria, produção e formatação: Eurípedes Braga

Revisão e sistematização: Mariana Moura

Quer saber mais sobre o projeto, estrutura, logística e demais informações?

Contato por e-mail:






Bibliografia

Assembleia Geral das Nações Unidas. (1998). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução 217 A(III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Brasília, Distrito Federal, Brasil: Unesco.
Conselho Nacional de Educação. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, Distrito Federal: MEC.
Ministério da Educação e Cultura. (2010). Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Metologias. Brasília, Distrito Federal: MEC.
Parâmetros Curriculares Nacionais. (2010). Brasília: Atica.
Presidência da República Casa Civil. (2015). www.planalto.gov.br. Fonte: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8069.htm: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8069.htm


domingo, 19 de julho de 2015

Literatura e Mundo - Professor Eurípedes Braga - Por que acompanhar?

          Canal criado para a divulgação de vídeos/textos produzidos por mim, professor Eurípedes Braga, Literatura e Mundo é uma ferramenta para quem gosta de reflexões literárias, cinematográficas, filosóficas e que, acima de tudo, acredita que NADA é por acaso. "O essencial é invisível aos olhos."

Para acessar e inscrever-se no canal clique endereço abaixo:



https://www.youtube.com/watch?v=hn5xYQDa4TM